Com 100 dias de governo, Trump tem um dos mais baixos níveis de popularidade da história

03:14 Internacional, Notícias 28/04/2017 - 10h30 Atlanta, Estados Unidos Embed

Leandra Felipe

Voz de Donald Trump: It's going to be America first, America First! (Será somente a América primeiro, a América primeiro!)

 

No dia da posse, Donald Trump deu o tem nacionalista de colocar os Estados Unidos em primeiro lugar. E manteve a promessa de, em 100 dias, colocar em marcha suas ambiciosas propostas.

 

Logo no início, transformou a imprensa em adversária. Disse que a mídia é inimiga do povo ao questionar a cobertura da marcha de mulheres em diversas cidades e de protestos que aconteceram nas semanas seguintes.

 

Depois de suas polêmicas medidas, como a proibição da entrada de cidadãos de sete países islâmicos, o decreto causou o caos em aeroportos do mundo inteiro. A ordem foi suspensa pela Justiça.

 

No tema da imigração ilegal, Trump definiu regras mais rígidas para pessoas com status irregular. Deu mais poder aos agentes migratórios para deportações sumárias, sem direito a uma audiência para aqueles com dois anos no país. Prometeu deportar todos os imigrantes sem documentação que tenham tido problemas com a Justiça.

 

A promessa de construir um muro na fronteira com o México ainda é um impasse. Nesses 100 dias, não conseguiu cumprir a promessa de extinguir o Obamacare. E o novo projeto para reformar o sistema de saúde não avançou no Congresso, apesar dele ter a maioria.

 

Em nome do crescimento econômico, desfez políticas ambientais que entraram em vigor na gestão Obama. Na prática, o país passa a descumprir o acordo sobre mudanças ciimáticas, firmado em Paris. Para ele, o aquecimento global é uma farsa.

 

Na política externa, ensaiou uma aproximação com a Rússia e foi alvo de especulações e uma investigação no FBI sobre a interferência do país nas eleições do ano passado para favorecê-lo.

 

Apesar da suposta parceria, Trump decidiu atacar uma base síria como resposta a um ataque químico que matou 80 pessoas no país.

 

Mas, no último mês, começou a enfrentar o seu maior desafio. Conter os planos nucleares da Coreia do Norte. A tensão na região se acirra dia após dia.

 

Nesses 100 dias, a popularidade de Donald Trump esteve em 30%, uma das mais baixas registradas na história. Mas ele garante que os números são falsos e disse que, entre seus eleitores, a aprovação é de 100%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique