FARC anunciam fim de ação guerrilheira na Colômbia e entregam armas para ONU

01:42 Internacional, Notícias 27/06/2017 - 21h45 Buenos Aires, na Argentina Embed

Monica Yanakiew

As Forcas Armadas Revolucionarias da Colômbia – as FARC – anunciaram nesta terça-feira (27) seu fim, como o grupo guerrilheiro mais antigo da América Latina.

 

Os sete mil rebeldes, que há meio século combatem as forcas de segurança colombianas, acabam de entregar as Nações Unidas todo o seu armamento.

 

No total, foram 7.332 armas – uma por cada guerrilheiro.

 

O desarmamento das FARC faz parte do acordo de paz, assinado pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder guerrilheiro Rodrigo Londoño.

 

Nesta terça-feira (27), os dois comemoraram o fim de 53 anos de enfrentamentos, que deixaram milhares de vitimas – a maioria civis.

 

O desafio, agora, vai ser implementar esse acordo.

 

O governo vai dar ajuda financeira as FARC, para que possam criar um partido político, disputar eleições, e lutar por suas ideias, sem violência, no Congresso.

 

Mas o estado colombiano também terá que investir na capacitação dos sete mil guerrilheiros para incorporá-los ao mercado de trabalho.

 

Se não tiverem opções legais de sobrevivência, os rebeldes podem voltar a clandestinidade. Outro risco para a paz na Colômbia são os grupos paramilitares.

 

Eles eram contratados por latifundiários e narcotraficantes para combater os guerrilheiros, que ameaçavam seus interesses.

 

Os paramilitares foram vinculados a recentes assassinatos de lideranças sociais na Colômbia. Existe o medo de que eles avancem sobre os territórios, que antes eram ocupados pelas FARC.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique