Polícia de Londres identifica suspeito de ataque terrorista contra muçulmanos

01:43 Internacional, Notícias 19/06/2017 - 19h02 Bonn (Alemanha) Embed

Aline Moraes

Logo depois da meia noite do último domingo, uma van avançou sobre um grupo de muçulmanos, no norte de Londres, no Reino Unido. Os fieis haviam acabado de sair de uma mesquita, após as orações do mês sagrado do Ramadã.

 

Onze pessoas ficaram feridas - duas delas, gravemente. Um senhor, que havia passado mal e era socorrido no momento do ataque, morreu.

 

A primeira-ministra britânica, Theresa May, convocou uma reunião de emergência com o gabinete de governo e disse que a islamofobia é uma forma de extremismo, que precisa ser combatido.

 

Segundo testemunhas, após atingir as pessoas, o motorista da van, identificado como um britânico de 47 anos, saiu do veículo gritando “onde estão os muçulmanos? Eu quero matar todos os muçulmanos”.

 

As próprias pessoas o seguraram no local até que a polícia chegasse e um líder religioso impediu que o homem fosse linchado.

 

Segundo as autoridades britânicas, muçulmanos estão sendo alvo de mais crimes de ódio depois dos recentes ataques terroristas, motivados pelo extremismo islâmico. Com a comunidade em alerta, o governo prometeu enviar reforço policial às mesquitas do país.