Temer destaca reformas, parceria com o Congresso e democracia na visita à Noruega

01:56 Internacional, Sonoras 23/06/2017 - 09h31 Oslo (Noruega) Embed

Sonora

No segundo dia de visita oficial à Noruega, o presidente, Michel Temer, foi recebido pela primeira-ministra, Erna Solberg. A intenção da visita a capital Oslo foi estreitar a parceria nas áreas de comércio e investimentos, energia, meio ambiente, ciência, tecnologia e inovação.


No encontro, Temer destacou as medidas para combater o desmatamento. Ele também ressaltou a importância dos investimentos noruegueses no Brasil.


No encontro, o presidente brasileiro citou as reformas que tramitam no Congresso Nacional.


“Nós temos muito apoio do Congresso Nacional. Eu devo dizer que embora [o regime no Brasil] se trate de um presidencialismo, o nosso governo faz um governo quase semi-parlamentarista porque tem uma parceria muito grande com o Congresso Nacional”, afirmou o presidente.


Temer disse, ainda, que as instituições brasileiras funcionam “com uma regularidade extraordinária”. “A democracia no Brasil é algo plantado, formalmente, pela Constituição de 1988, mas praticado na realidade. Ou seja, há uma coincidência absoluta entre a Constituição formal, ou seja, aquilo que está escrito e a Constituição real, ou seja, aquilo que se passa no país” acrescentou.


Segundo o presidente, as medidas que estão sendo tomadas são amparadas pela Constituição e prestigiadas e incentivadas pelo governo federal.


Em outro encontro, com o presidente do Parlamento da Noruega, Olemic Thommessen. Eles conversaram sobre meio ambiente, comércio e investimentos. A Noruega é um dos principais parceiros do Brasil. No ano passado, o comércio com o Brasil chegou a US$ 1,3 bilhão.