Europeus debatem desafios do turismo; entre eles meio ambiente e emprego precário

02:10 Internacional, Notícias 27/09/2017 - 11h33 Lisboa Embed

Marieta Cazarré

Hoje (27) é celebrado o Dia Mundial do Turismo e o Parlamento Europeu se reúne em Bruxelas, na Bélgica, para debater desafios do setor, como o impacto no meio ambiente, empregos precários e aumento da concorrência de países fora da União Europeia.


Países como França, Alemanha e Itália estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo e o setor gera mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia. 


A conferência do Parlamento Europeu vai debater como atrair mais investimento, melhorar o ambiente de negócios e promover a Europa como o destino turístico número um do mundo.
 

De acordo com o Conselho Mundial de Turismo e Viagens, mais de 5 milhões de novos empregos ligados ao turismo podem ser criados na União Europeia, nos próximos dez anos.


Cerca de 20% desses empregos vão para jovens com menos de 25 anos. O número de turistas internacionais deverá duplicar até 2030 e metade deles será de origem asiática. 


Em 2016, cerca de 122 milhões de chineses viajaram ao exterior, um aumento de 12% se comparado com 2015.


A Europa, que até o fim da década de 1990 recebia mais da metade dos turistas do mundo,  atualmente recebe 42% e deve chegar a 30%, até 2030. 


De acordo com o Ministério do Turismo brasileiro, a participação do setor no PIB do país era, em 2014, de 3,5%, ou R$ 182 bilhões. O Brasil estava em 9º lugar entre as economias do turismo no mundo e respondia por 8,8 milhões de empregos diretos e indiretos no país. 


A Organização Mundial do Turismo (OMT), Agência das Nações Unidas, declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável.


O principal objetivo é destacar o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental e defesa do patrimônio cultural. 


O setor responde por 7% das exportações mundiais e 10% do  (PIB) global.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique