Mercosul e União Europeia devem concluir acordo comercial ainda neste ano

02:19 Internacional, Notícias 10/11/2017 - 16h33 Brasília Embed

Danyele Soares

O Mercosul e a União Europeia devem fechar um acordo comercial ainda este ano. A afirmação é do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e foi declarada após reunião com o presidente Michel Temer, o vice-presidente da Comissão Europeia para Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, e representantes do Mercoul.

 

A negociação se arrasta há quase duas décadas, mas sem sucesso. Segundo o ministro, nesta reunião os membros do Mercosul apresentaram qual é a disposição de se aproximarem dos países europeus. Ele destacou que o pacote negociado contém não apenas números e quantidades, mas também regras. E explicou:

 

De acordo com o representante da Comissão Europeia, os dois blocos econômicos estão muito próximos de fecharem o acordo. Em inglês, ele afirmou que o atual cenário mostra tarifas mais elevadas e preços mais caros para os consumidores. Mas, com a negociação, Jyrki Katainen, destacou como será o ambiente:

 

Segundo o ministro de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, quando o acordo com a União Europeia for firmado, isso vai reforçar a confiança no bloco sul americano. Ele acrescentou que outros cenários de negociação são analisados como trocas, com Canadá e Índia.