Avançam negociações da União Europeia e do Reino Unido sobre o Brexit

01:10 Internacional, Notícias 08/12/2017 - 11h50 Paris Embed

Elcio Ramalho, da Radio France Internationale

A Comissão Europeia e o Reino Unido anunciaram um acordo preliminar na manhã desta sexta-feira (8) sobre os três principais pontos que emperravam, até o momento, a evolução das negociações sobre o Brexit até o momento: o preço que o Reino Unido deve pagar pelo "divórcio", a situação dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, que faz parte da União Europeia.

 

Nesta manhã, depois de se reunir com a primeira-ministra britânica Theresa May, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, declarou que os progressos foram suficientes para que se comece uma segunda fase de negociações.

 

Cabe agora ao Conselho Europeu - instância que reúne os dirigentes dos estados membros do bloco - validar o parecer da Comissão Europeia, para abrir oficialmente a segunda rodada de negociações, que deve se concentrar nas questões comerciais, sobretudo em um acordo de livre comércio. Segundo o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, essa será a fase mais difícil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique