Tempestade Ana provoca transtornos na Europa

Tempo

Publicado em 11/12/2017 - 17:08 Por Marieta Cazarré - Lisboa

A tempestade Ana chegou ao continente europeu ontem trazendo muito vento, chuva e neve para Portugal, Espanha e França. A passagem da tempestade já contabiliza diversos estragos, com feridos, desalojados, dezenas de estradas cortadas e centenas de voos cancelados.

 

Segundo o Instituto Português de Mar e Atmosfera, a tempestade Ana se formou ontem, domingo (10), sendo que o período mais crítico foi registrado durante a tarde de ontem e a madrugada de hoje (11), com ventos fortes, precipitação intensa, queda de neve e forte agitação marítima.

 

Em toda a Europa foram registrados centenas de voos cancelados.

 

Em Calais, na França, um ferry boat encalhou com mais de 300 passageiros a bordo, devido a chuva e rajadas de vento de 120km/h.

 

Após várias horas de trabalho, quatro rebocadores conseguiram resgatar a embarcação, sem feridos.

 

Na Galícia, região espanhola, os ventos chegaram a 150km/h. Portugal registrou mais de 3 mil ocorrências (entre milhares de árvores e diversas estruturas caídas).

 


Após a passagem da tempestade Ana, que já deixou Portugal e está sobre a França, espera-se a chegada de uma frente polar e o regresso de temperaturas negativas nos três países.

 

A Europa ainda não está acostumada a dar nomes às tempestades, diferente do que já acontece do outro lado do Atlântico.

 

No norte da Europa as fortes chuvas, ventos e neve também vêm causando estragos. De acordo com o site da britânica BBC, a acumulação de neve pesada causou mais de 350 cancelamentos de voos e atrasos nos Países Baixos e na Bélgica.

 

Ontem, no Reino Unido, milhares de casas ficaram sem eletricidade. Hoje, centenas de escolas foram fechadas. As condições das estradas foram descritas como perigosas em muitas áreas.

 

Na Alemanha, a grande quantidade de neve que caiu causou muitos acidentes de carro e engarrafamentos, bem como atrasos de trens. Mais de 300 voos foram cancelados ontem no aeroporto de Frankfurt, o mais movimentado na Alemanha.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo