Cisjordânia: Embaixador de Israel no Brasil diz que não há porque esperar por acordo de paz

01:18 Internacional, Notícias 10/01/2018 - 20h02 Brasília Embed

Sumaia Vilela

O território é disputado entre Israel e a Palestina, e um dos principais entraves nas negociações de paz, emperradas desde 2014. Em visita à sede da Empresa Brasil de Comunicação, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, defendeu que não há porque esperar por um acordo de paz já que não existem condições reais, hoje, de se chegar a um consenso.

 

" Por que esperar? Temos muito o que fazer. Vamos esperar quanto? 20 anos? 100 anos? Precisa tomar decisão, como um negócio. Infelizmente não temos liderança que possa fazer um acordo de paz com Israel. Nós queremos sentar com eles, eles não querem”.


Foi aprovada pelo primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a construção de cerca de 1.200 residências para 2018 e o avanço dos planos para erguer outras duas mil e quinhentas unidades habitacionais em cerca de 20 assentamentos na Cisjordânia.

 

O Conselho de Segurança da ONU considera ilegal a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia e já exigiu que os projetos sejam abandonados. O território foi anexado por Israel durante uma guerra, em 1967. O país nega a ilegalidade dos assentamentos.