Democracia está sob ameaça no mundo, conclui Freedom House; Brasil está na lista de países livres

02:16 Internacional, Notícias 16/01/2018 - 13h48 Lisboa Embed

Marieta Cazarré

Um relatório divulgado nesta terça-feira (16) intitulado Liberdade no Mundo alerta que a democracia mundial esta sob ameaça e em declínio. O estudo, lançado todos os anos pela organização independente Freedom House, conclui que há 12 aos o mundo registra queda na liberdade.

 

O relatório aponta que os Estados Unidos deixaram de ser o principal defensor e exemplo de democracia no mundo. Uma lenta piora nos direitos políticos e liberdades civis no país era observada nos últimos sete anos.

 

No entanto, o declínio acelerou nem 2017 devido a crescente interferência russa no processo eleitoral em 2016, as violações de padrões éticos básicos por parte da nova administração e uma redução da transparência do governo. O relatório mapeou os países em três níveis: livres, parcialmente livres e não livres.

 

Em relação ao Brasil, classificado como um país livre, ocupou a 73ª posição no ranking. No entanto, o relatório fez referência negativa às extensas investigações de corrupção no país.

 

Na América Latina, o estudo alerta para a crise humanitária na Venezuela, que levou milhares de pessoas a buscar refúgio em países vizinhos. O país foi classificado como não livre e ocupa a posição 164º no ranking, que analisou 208 países e territórios.

 

Paraguai, Colômbia, Equador e Bolívia foram classificados como parcialmente livres.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique