Netanyahu acredita que embaixada americana será transferida de Tel Aviv para Jerusalém este ano

01:19 Internacional, Notícias 17/01/2018 - 12h26 Atlanta nos Estados Unidos Embed

Leandra Felipe

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou estar convencido que os Estados Unidos irão transferir sua embaixada de Tel-Aviv  para Jerusalém ainda este ano. Netanyahu disse à jornalistas durante uma visita à Ínida que acredita que a mudança será feita rapidamente.

 

Mas há alguns dias, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, afirmou que a transferência da embaixada para Jerusalém demoraria ao menos três anos. 

 

A decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, contrariou resoluções das Nações Unidas sobre a necessidade de uma solução que atendesse aos dois estados, Israel e Palestina.

 

A mudança foi anunciada pelo presidente Donald Trump no começo de dezembro. Na época, analistas políticos também fizeram prognósticos de que o processo de transferência seria lento, o que foi confirmado por Rex Tillerson. 

 

A decisão de Donald Trump provocou protestos no mundo árabe, e na região,sobre tudo entre grupos extremistas. O Hamás convocou protestos e dias de fúria contra a medida. As Nações Unidas também rejeitaram o posicionamento do governo americano.