Senado dos EUA chega a acordo sobre orçamento; se não for votado, há risco de paralisação

01:50 Internacional, Notícias 08/02/2018 - 11h55 Atlanta (EUA) Embed

Leandra Felipe

Nos Estados Unidos, o governo federal pode ter uma nova paralisação, a segunda este ano, caso os líderes no Congresso não aprovem uma nova peça orçamentária. O orçamento atual, aprovado em janeiro, após uma paralisação de três dias, só cobre despesas até hoje (8) a meia-noite.

 

Os líderes no Senado, o republicano Mitch McConnell e o democrata Charles Schumer, chegaram a um acordo entre os dois partidos, na noite dessa quarta-feira (7), para o financiamento do governo federal por dois anos. 

 

O orçamento a ser votado teve um aumento de gastos federais de mais de US$ 400 bilhões. As despesas de defesa e as despesas domésticas são as principais causas do aumento. 

 

O acordo para este orçamento está sendo costurado em cima de negociação e promessas de que republicanos manterão no projeto de lei de imigração a proteção para jovens imigrantes beneficiários do chamado Daca, programa que Trump enviou ao Congresso para decidir sobre sua permanência ou não como parte do projeto de imigração em análise na Câmara e no Senado.

 

A extensão do Daca deverá ser votada até 23 de março e é ponto decisivo para o apoio democrata.

 

Em janeiro, milhares de funcionários públicos ficaram três dias sem salários. Repartições públicas e parques federais, como a Estátua da Liberdade em Nova York, ficaram fechados ao público pela ausência do orçamento, não votado justamente pela falta de acordo sobre o Daca e a construção do muro na fronteira com o México, meta de Donald Trump que os democratas condenam.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique