Trump envia para o Congresso proposta de orçamento para 2019

01:04 Internacional, Notícias 12/02/2018 - 18h01 Washington, (EUA) Embed

Paola de Orte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou ao congresso a sua proposta de orçamento para o ano que vem. A proposta é apenas uma sugestão para o Congresso, que tem autoridade para decidir como o dinheiro deve ser gasto.

 

Ela  inclui duzentos bilhões de dólares para despesas em infraestrutura e mais de 23 bilhões para segurança nas fronteiras e controle de imigração. E também recomenda cortes que devem diminuir o déficit em três trilhões de dólares, ao longo dos próximos dez anos.

 

O orçamento foi enviado ao Congresso dias depois de Trump ter sancionado um acordo entre democratas e republicanos que aumenta em 300 bilhões, em até dois anos, os gastos domésticos.

 

Entre eles, 165 bilhões para a área de defesa. O acordo evitou que o governo continuasse fechado e com as contas congeladas,  na semana passada.

 

A  proposta de orçamento de Trump  muito provavelmente vai ser criticada  pelos parlamentares mais conservadores. Eles têm medo de os republicanos estarem caminhando em direção ao aumento do déficit fiscal.