Conselho de Segurança da ONU deve discutir hoje suposto ataque químico na Síria

02:01 Internacional, Notícias 09/04/2018 - 12h05 Atlanta (EUA) Embed

Leandra Felipe

Está prevista para a tarde de hoje (9) uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir um suposto ataque realizado com armas químicas na Síria.  

 

A informação foi divulgada pela imprensa norte-americana ainda no domingo (8), mas uma mensagem no twitter da missão britânica confirmou que o encontro extraordinário será realizado hoje em Nova Iorque. 


A reunião foi solicitada pelos Estados Unidos e outros países, como França, Reino Unido, Polônia, Suécia, Peru e Costa do Marfim.  A Rússia também concorda com a realização de um encontro hoje para tratar do que chamou de "ameaças internacionais à paz e à segurança".


Um ataque químico, ainda não confirmado, na cidade síria de Duma, em Ghouta Oriental, teria deixado 42 mortos e ferido outras 500 pessoas, no último sábado (7), segundo levantamento de organizações humanitárias que atuam na região e da própria Defesa Civil síria.


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterrez, já havia expressado nesse domingo (8) preocupação com a situação dos civis após o ataque, em um comunicado em que disse estar  "particularmente alarmado".


A Rússia negou que tenham sido utlizadas armas químicas no ataque, mas o ONU pediu "exaustiva investigação", uma vez que os relatos da ajuda huminitária e de vítimas, confirmam características de uso de armas químicas no episódio de sábado.


O governo russo afirmou que as denúncias sobre um suposto ataque químico seriam um "pretexto" para justificar uma intervenção militar na Síria.

 

No twitter, o presidente norte-americano Donald Trump responsabilizou o presidente russo Vladmir Putin e o Irã de apoiarem o governo de Bashar al-Assad.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique