Coreia do Norte busca desnuclearização, diz líder sul-coreano

02:03 Internacional, Notícias 19/04/2018 - 12h10 Atlanta (EUA) Embed

Leandra Felipe

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, disse hoje (19) que a Coreia do Norte expressou compromisso com a “completa desnuclearização”.

 

Ele acrescentou que Pyongyang não está impondo condições para que este processo seja iniciado. As declarações foram dadas depois de o presidente Donald Trump ter dito que o encontro entre Estados Unidos e Coreia do Norte só acontecerá "se for frutífero”.

 

Trump afirmou nessa quarta-feira (18), em uma coletiva ao lado do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que as conversas entre Washington e Pyongyang  estão avançando positivamente, mas que o país pode não realizar a cúpula com os norte-coreanos, caso perceba que pode não alcançar os resultados esperados.

 

A Coreia do Sul também manifestou no começo da semana que quer aproveitar o encontro para reestabelecer o diálogo na península coreana.

 

Durante um almoço com jornalistas na capital sul-coreana, o presidente afirmou que acordos abrangentes de desnuclearização, o estabelecimento de um regime de paz e a normalização das relações entre as duas Coreias e os EUA não deveriam ser difíceis de alcançar por meio de cúpulas intercoreanas e entre Pyongyang e Washington.

 

As declarações foram repercutidas pela imprensa local e internacional. 

 

Moon Jae-In enfatizou que os norte-coreanos não estão atrelando nenhuma condição que os EUA não possam aceitar, como, por exemplo, uma completa retirada de tropas americanas da Coreia do Sul. 

 

 Mas não está claro se Pyongyang abdicaria de pedir a retirada de tropas dos EUA da Coreia do Sul. Mais de 28 mil soldados norte-americanos permanecem no país, como herança da guerra na península, que aconteceu entre 1950 e 1953.

 

O governo norte-coreano já afirmou anteriormente que os EUA deveriam retirar as tropas do Sul, como condição de negociação da desnuclearização.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique