Governo norte-americano faz alerta sobre viagens à Nicarágua por causa de protestos

02:01 Internacional, Notícias 22/04/2018 - 16h39 Atlanta (EUA) Embed

Leandra Felipe

O governo norte-americano emitiu um alerta para que cidadãos dos Estados Unidos reconsiderem viagens para a Nicarágua, devido a onda de violência em meio aos protestos e confrontos entre manifestantes e o governo de Daniel Ortega.

 

O país vive o quarto dia de protestos. Neste domingo, o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos afirmou que pelo menos 20 pessoas morreram. A polícia e o Exército atuam nas ruas do país, com protestos em 15 cidades, entre elas a capital, Manágua.

 

No comunicado, publicado na página da embaixada dos Estados Unidos na Nicarágua, o governo norte-americano diz que há muitos atos de violência e que a resposta, diante de tal emergência, tanto da embaixada como da parte das autoridades nicaraguenses "é extremamente limitada", afirmando que não pode garantir segurança de cidadãos norte-americanos.

 

Os protestos e a onda violenta começaram na quarta-feira contra a proposta de reforma da Previdência Social. O plano do governo do presidente, Daniel Ortega, é aumentar a contribuição e reduzir as pensões em 5%.

 

Após os protestos, Ortega afirmou que aceita começar um diálogo para analisar as reformas. O governo acusa os manifestantes de atos de vandalismo e destruição do patrimônio público. Mas, o movimento estudantil universitário, um dos líderes dos protestos, afirma que o governo atua de forma violenta e repressora, contra o direito de manifestação, enquanto diz que irá negociar.

 

O jornalista nicaraguense, Angel Ganoa, morreu ao ser atingido por um tiro no litoral do Caribe do país, enquanto transmitia ao vivo pela página do Jornal El Meridiano, onde trabalhava. O jornal confirmou a morte do repórter.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique