Inspetores internacionais conseguiram autorização para visitar Duma

01:23 Internacional, Notícias 17/04/2018 - 19h34 Denver, EUA Embed

Gislene Nogueira

A televisão oficial da Síria noticiou que os inspetores internacionais da organização para a proibição das armas químicas entraram nesta terça-feira em Duma para investigar o suposto ataque com armas químicas.

 

A sede da organização em Haia não negou a informação, mas disse que não faz comentários sobre questões operacionais para garantir a segurança da equipe.

 

A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, no entanto, afirmou que fontes indicam que a delegação ainda não conseguiu entrar na cidade.

 

Autoridades dos Estados Unidos e da França acreditam que a demora pode inviabilizar a coleta de provas. Também temem que a Rússia possa ter adulterado possíveis provas do uso de armas químicas.

 

Em entrevista à Rede BBC,  o ministro de Relações Exteriores russo negou qualquer manipulação. Sergei lavrov voltou a dizer que não foi usado gás químico em Duma.

 

Ativistas de oposição ao governo, organizações de médicos e de voluntários afirmam que mais de quarenta pessoas morreram quando aviões militares sírios lançaram bombas de gás sobre Douma em sete de abril.

 

Naquela data, a cidade estava em poder dos rebeldes. O suposto uso de gás químico contra civis motivou um ataque militar coordenado de Estados unidos, França e Reino Unido no final de semana.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique