Donald Trump e Kim Jong-un se encontrarão no dia 12 de junho em Cingapura

01:43 Internacional, Notícias 10/05/2018 - 14h46 Atlanta (EUA) Embed

Leandra Felipe

A reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jon-un, será realizada, em Cingapura, no dia 12 de junho. O anúncio do local foi feito pelo próprio Trump no Twitter hoje (10). 

 

A confirmação do dia e a revelação sobre o local do encontro foi um dia depois de o secretário de Estado, Mike Pompeo, ter se reunido com Kim Jong-un, em território norte-coreano.


Trump afirmou que os dois terão um encontro especial e um momento importante para a paz mundial.

 

Pompeo regressou aos Estados Unidos na madrugada de hoje, com três cidadãos norte-americanos que eram mantidos prisioneiros da Coreia do Norte. Eles foram liberados nessa quarta-feira (9).


Os Estados Unidos e a Coreia do Norte começaram a dialogar em busca de um acordo e um encontro entre os líderes, após um ano marcado por agressões e tensões elevadas pelo tom entre eles e exercícios militares com mísseis balísticos e testes de armas nucleares orquestrados por Pynogyang.

 

Em abril, Kim Jong-un teve um encontro histórico com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, em que foi firmado um acordo de paz e um compromisso mútuo de colocar fim às inimizades entre os países, que prevalecia desde o cessar fogo da guerra entre os dois em 1953.


A reaproximação entre os dois países e a aproximação da Coreia do Norte com os Estados Unidos acontecem depois de várias sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, além da pressão chinesa sobre Pyongyang. A China é um aliado importante norte-coreano, do qual depende boa parte da economia local.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique