UE ameaça reciprocidade a eventuais sanções dos Estados Unidos

01:24 Internacional, Notícias 16/05/2018 - 10h21 Lisboa Embed

Marieta Cazarré

A União Europeia ameaça responder a possíveis sanções dos Estados Unidos de forma proporcional. Após a saída do país do acordo nuclear, empresários europeus com negócios no Irã estão preocupados com a possibilidade de os Estados Unidos estabelecerem sanções.


O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que a Europa garantirá que seus interesses sejam totalmente protegidos.


Isso inclui a possibilidade de responder às sanções de maneira proporcional, em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).


Na noite desta quarta-feira, na Bulgária, os líderes dos 28 países da União Europeia estarão reunidos em um jantar informal.


Além das ameaças de sanções americanas, os europeus têm outras preocupações. como o receio de que o Irã desenvolva armamento nuclear e a escalada da violência no Oriente Médio, território vizinho da Europa.


Os europeus mantêm o entendimento de que, enquanto o Irã respeitar o acordo nuclear, a União Europeia defenderá a sua manutenção.


Para o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre aço e alumínio não podem ser justificadas com base na segurança nacional.


Em março, a União Europeia pediu a isenção permanente dessas tarifas.


Os recentes acontecimentos violentos na Faixa de Gaza também serão tema do encontro.