Facebook compartilhou dados de usuários com fabricantes chinesas de celulares

01:16 Internacional, Notícias 06/06/2018 - 14h07 Denver (EUA) Embed

Gislene Nogueira

O Facebook anunciou que firmou parcerias de compartilhamento de dados com quatro fabricantes chinesas de dispositivos móveis.


 
Entre as empresas, está a Huawei, empresa descrita por agências de inteligência como uma ameaça à segurança. Autoridades norte-americanas acreditam que o governo chinês pode usar as informações da empresa para coleta de dados, o que a Huawei negou diversas vezes.


 
O Facebook argumentou que a empresa chinesa é a terceira maior fabricante mundial de dispositivos móveis e que a rede social trabalha com os parceiros para integrar aos celulares o serviço que oferece.


 
A notícia levantou novos questionamentos sobre como o Facebook gerencia os dados pessoais dos usuários.


 
No início da semana, uma reportagem do jornal The NY Times revelou que a rede social compartilhou dados com pelo menos 60 companhias fabricantes de celulares e tablets nos últimos 10 anos. O acordo incluiu grandes empresas, entre elas Apple, Amazon, Blackberry, Microsoft e Samsung.

 

Em outro escândalo recente, o Facebook foi acusado de permitir o uso de dados de usuários pela empresa de marketing político Cambridge Analítica.