Itamaraty lança campanha para ampliar participação de mulheres na carreira diplomática

01:26 Internacional, Notícias 24/06/2018 - 14h01 Brasília Embed

Dayana Vítor

Já pensou em trabalhar fora do país, representando a sua nação? Hoje 360 brasileiras  são diplomatas, mas esse número ainda é pequeno se comparado à quantidade de homens nessa carreira. Eles são mais de 1.200, segundo o Itamaraty. Para ampliar a participação feminina na representação diplomática, o Ministério das Relações Exteriores lançou a campanha #maismulheresdiplomatas.

 

Ao longo das próximas semanas, serão publicados vídeos nas redes sociais do Itamaraty com depoimentos de diplomatas de diversas formações, idades, raças e origens geográficas e sociais. A ideia é incentivar mais mulheres a participarem do concurso de admissão à carreira de diplomata.

 

A seleção é anual e possui três fases compostas por provas objetivas e escritas. Ela é organizada pelo Instituto Rio Branco, em parceria com o Cebraspe. Quem passar, ainda participa de uma curso de Formação do Instituto Rio Branco.

 

Para concorrer a uma vaga de diplomata é necessário ser brasileiro nato e ter curso superior em qualquer área. O domínio da língua inglesa também é fundamental. O salário inicial da carreira é de R$ 17 mil, podendo chegar até R$ 27 mil. Se ficou interessada, fique de olho, pois o próximo edital de concurso para a área ainda será lançado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique