ONU recomenda uso racional do plástico

Meio Ambiente

Publicado em 05/06/2018 - 08:42 Por Marieta Cazarré - Lisboa

A poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da atualidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são necessários, pelo menos, 450 anos para que uma garrafa de plástico se decomponha e desapareça do meio ambiente.


Em todo o mundo, 1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto. Todos os anos usamos até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis.


Apenas na última década foi produzido mais plástico do que em todo o século passado. Todos os anos, são utilizados 17 milhões de barris de petróleo para produzir garrafas plásticas.


No total, 50% do plástico que usamos é utilizado apenas uma vez.


Os dados são assustadores, principalmente se levarmos em conta que a taxa média global de reciclagem destes produtos é de 25%. Isso significa um volume enorme de lixo plástico descartado nos oceanos.


Estima-se que pelo menos 8 milhões de toneladas vão parar nos mares todos os anos, onde sufocam os recifes de corais e ameaçam a fauna marinha.


Até 2050, 99% das aves marinhas terão ingerido plástico. Esse lixo prejudica mais de 600 espécies, 15% delas em extinção.


De acordo com a campanha da ONU Mares Limpos, outro grande vilão são os microplásticos, partículas que medem menos de 5 milímetros (mm) e que estão presentes também em cosméticos e produtos de higiene. Pelo menos 51 trilhões de partículas de microplásticos já estão nos oceanos.


Este ano, a campanha convida as pessoas a agirem, individual ou coletivamente. Parar de usar canudinhos e talheres de plástico, levar sua própria caneca para o trabalho, utilizar sacolas de tecido ao fazer as compras, recolher lixo plástico que encontrar nas praias, florestas e cachoeiras, são exemplos de iniciativas positivas.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo