Pesquisa mostra piora no índice de paz mundial; mortes em conflitos aumentaram 264%

01:46 Internacional, Notícias 06/06/2018 - 12h40 Lisboa Embed

Marieta Cazarré

O Brasil é o 106º país no ranking da Paz Mundial, que avalia 163 países e abrange 99,7% da população mundial.


O relatório Global Peace Index, divulgado nesta quarta-feira (6), apontou que o Brasil, apesar de sofrer com altos índices de criminalidade e corrupção, obteve uma leve melhora no ranking em relação a 2017, subindo duas posições.


O documento mostrou que o mundo tem o pior índice de paz da última década, com as mortes em conflito tendo aumentado 264%.


Entre os 23 indicadores avaliados, o Brasil teve seus piores resultados em homicídios, percepção da criminalidade, acesso a armas, crimes violentos e terror político.


Na América Latina, o Brasil ficou à frente apenas da Venezuela e da Colômbia.


A América do Sul registrou a segunda maior taxa de homicídios entre as regiões do globo, ficando atrás apenas da América Central e do Caribe.


Países latino-americanos como o Chile e o Uruguai, apresentaram boas colocações no ranking, ocupando a 28ª e a 37ª posições, respectivamente.


De maneira geral, o índice global de paz piorou 0,27% no último ano. Foi o quarto ano consecutivo de pioras, com 92 países apresentando deterioração e 71, melhoras.


Os países menos pacíficos do mundo atualmente são Síria, Afeganistão, Sudão do Sul, Iraque e Somália. Os mais pacíficos são Islândia, Nova Zelândia, Áustria, Portugal e Dinamarca.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique