Trump sinaliza interesse em promover encontro entre EUA e Irã

01:37 Internacional, Notícias 30/07/2018 - 20h16 Atlanta (EUA) Embed

Leandra Felipe

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que estaria disposto a se encontrar com o presidente do Irã, Hassan Rouhani, para discutir novos termos para um acordo nuclear.

 

Ele disse que certamente me encontraria com o  país se este fosse o desejo do governo iraniano.

 

Trump retirou o país do acordo global firmado em 2015 entre o Irã e seis potências mundiais: Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha. O acordo foi fruto de uma negociação que levou quase nove anos.


O presidente acrescentou que faria uma reunião com o governo iraniano sem "condições prévias", frisando que um encontro só dependeria da vontade do Irã.  "Se eles quissessem me encontrar, eu os  encontraria", comentou.

 

Trump reafirmou que retirou o país do acordo, porque este era um mau acordo, e o que chamou de um negócio ridículo. Os comentários de Donald Trump amenizaram o tom que ele vinha trazendo até agora sobre o governo iraniano.

 

Em outras ocasiões, além de desqualificar o acordo, ele acusou o governo iraniano de financiar o terrorismo e grupos extremistas.


Há oito dias o líder iraniano fez duras declarações contra o presidente americano e disse que a hostilidade da política dos Estados Unidos no atual governo, poderia levar o mundo ao que chamou de a "mãe de todas as guerras". Horas antes da declaração de Trump , Teerã havia descartado dialogar com Washington.