Nos Estados Unidos, Temer tem encontro com empresários nesta segunda

02:05 Internacional, Notícias 24/09/2018 - 08h03 Atlanta (EUA) Embed

Leandra Felipe

O presidente Michel Temer chegou na noite deste domingo (23) em Nova York. Hoje (24), Temer participa de um encontro com empresários na Câmara de Comércio dos Estados Unidos.


Nesta terça-feira (25), o presidente brasileiro mantém a tradição do país, que desde 1947 faz um discurso de abertura do debate geral dos líderes mundiais, nas Nações Unidas.


Será a terceira vez que o presidente Temer fará um discurso para abrir os trabalhos na ONU. Depois dele será a vez do presidente dos Estados Unidos, Donald trump.


Em sua estreia no ano passado, Trump fez um dos discursos mais bélicos da história dos debates ao dizer que teria que destruir a Coréia do Norte se o país não abandonasse seu programa de testes nucleares.


Alguns meses depois o clima mudou entre os dois países: Estados Unidos e Coréia do Norte acabaram se aproximando e Trump e King Jong-un se reuniram, em junho, em Singapura.


As relações com o Irã devem estar entre os temas abordados por Trump este ano. Em maio, ele retirou os Estados Unidos do acordo nuclear iraniano.


Outra tema importante é o conflito econômico com a China, na iminente guerra comercial depois que Trump resolveu sobretaxar o aço e o alumínio. Na semana passada, Washington também sancionou Pequim.


A expectativa é que a crise imigratória na Europa e América do Norte, mudanças climáticas e cyberataques estejam entre os temas deste debate geral dos líderes na ONU.


Sobre a América do Sul, os destaques podem ser as eleições no Brasil, a violência política na Nicarágua e a crise humanitária na Venezuela.


O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse que não irá ao evento porque teme por sua segurança, após rumores de que militares venezuelanos estariam se reunindo com agentes da inteligência norte-americana para uma tentativa de golpe.


O presidente nicaraguense, Daniel Ortega, também não confirmou presença.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.