Trump diz que até terça-feira receberá relatório da CIA sobre morte de Khashoggi

01:39 Internacional, Notícias 18/11/2018 - 12h37 Atlanta (EUA) Embed

Leandra Felipe

O presidente Donald Trump disse, nesse sábado (17), que em dois dias terá o relatório da Agência de Inteligência dos Estados Unidos, a CIA, sobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi. 

 

A imprensa norte-americana divulgou informações de que a CIA concluiu que o príncipe saudita Mohammed bin Salman teria “ordenado” o assassinato do jornalista, morto em outubro no consulado Saudita em Istambul, na Turquia.

 

Trump conversou com a CIA e com o secretário de Estado, Mike Pompeo e falou à imprensa que receberá o relatório até terça-feira (20).

 

Trump disse que é preciso avaliar com cuidado as denúncias e lembrou da importante relação com a Arábia Saudita. O país é um importante parceiro comercial dos Estados Unidos no Oriente Médio.

 

A imprensa americana informou que a CIA interceptou chamadas que comprovariam o envolvimento do príncipe saudita com a morte do jornalista Khashoggi. As investigações  se basearam em chamadas telefônicas interceptadas dias antes da morte do jornalista. 

 

Jamal Khashoggi vivia nos Estados Unidos e era um crítico do reino da Arábia Saudita. Ele desapareceu após ter entrado no consulado do país em Istambul, na Turquia.

 

Dezessete dias depois de sua morte, a Arabia Saudita anunciou que ele estava morto. Na versão apresentada, ele teria sido assassinado após uma briga dentro do consulado na capital turca. 

 

Em algumas declarações, o reino sustenta que o príncipe herdeiro não sabia dos planos de assassinato.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.