Brasil formaliza saída da Unasul; país vai integrar Prosul

01:09 Internacional, Notícias 16/04/2019 - 12h31 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Conforme prometido, o governo federal formalizou a saída do Brasil da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). A informação foi confirmada, nesta terça-feira (16), pelo presidente Jair Bolsonaro, no twitter, onde ele atribuiu a iniciativa ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

 

Junto com a saída, o ministro também instituiu o Fórum para o novo bloco econômico, o Prosul, Progresso da América do Sul. Bolsonaro adiantou que esse novo bloco vai ser constituído pelos países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru.

 

O governo brasileiro faz parte da criação do Prosul. Segundo o presidente, continuam fazendo parte da Unasul o Uruguai, Bolívia, Suriname e Venezuela. Ele ainda explicou que a Unasul nasceu em 2008, época em que Luís Inácio Lula da Silva era o presidente brasileiro.

 

O Prosul chegou a ser anunciado no mês passado, durante visita do presidente ao Chile. Bolsonaro havia anunciado que o novo bloco é uma forma de agilizar a resolução de problemas dos países integrantes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique