Fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela completa 2 meses

01:55 Internacional, Notícias 21/04/2019 - 10h16 Brasília Embed

Kariane Costa

O fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela completa dois meses neste domingo (21).

 

Oficialmente, o tráfego de pessoas e veículos continua restrito.

 

No entanto, na prática, venezuelanos têm utilizado rotas alternativas para transitar entre os dois países, carregando alimentos e outros produtos adquiridos do lado brasileiro.

 

No dia 21 de fevereiro, o  presidente venezuelano, Nicolás Maduro, decidiu fechar as fronteiras, dois dias após o governo brasileiro anunciar o envio de alimentos e remédios para a população venezuelana.

 

Maduro  não permitiu a distribuição dos donativos levados até os limites do território brasileiro a bordo de caminhões que deveriam cruzar a fronteira.

 

A ideia do governo brasileiro era que cidadãos venezuelanos recolhessem os alimentos e os remédios próximos à fronteira, já do outro lado.

 

Mas, com o fechamento das vias de acesso e o início de violentos confrontos entre militares e manifestantes contrários ao governo de Maduro, o Brasil determinou que os caminhões com ajuda humanitária voltassem à Pacaraima antes que os suprimentos fossem entregues.

 

Desde então, moradores das cidades de Santa Elena de Uiarén e de Pacaraima tiveram a rotina alterada.

 

O fechamento da fronteira foi mais um episódio na crise política e humanitária que se instaurou na Venezuela, motivando milhões de venezuelanos a deixarem o país fugindo da falta de segurança, de alimentos, remédios e dos problemas na prestação de serviços públicos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique