Maduro convoca reunião do Partido Socialista para o fim de semana

02:05 Internacional, Notícias 02/05/2019 - 12h03 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, realizou uma marcha militar em Caracas, nesta quinta-feira (2). Maduro ainda convocou para este final de semana um Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela para elaborar um plano de mudança e de retificação da chamada Revolução Bolivariana, movimento político iniciado pelo ex-presidente Hugo Chávez.

 

Maduro tenta manter a lealdade das Forças Armadas e mobilizar os apoiadores para medir forças com os opositores, que realizaram manifestações nos últimos dois dias pedindo aos militares que se rebelem contra o governo.

 

No discurso desta quinta-feira, cercado de militares de alta patente, Maduro que diz as Forças Armadas mostraram lealdade.

 

Maduro ainda questiona se o que os opositores querem é uma guerra civil.

 

Nessa quarta-feira (1º), o autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, convocou os trabalhadores para iniciar uma paralisação nesta quinta-feira (2) rumo a uma greve geral contra o governo.

 

Mostrando fotos de manifestações realizadas no 1º de Maio, Guaidó fez um apelo aos militares para que o apoiem.

 

No Twitter, o líder opositor diz que as Forças Armadas juraram defender o povo e não um usurpador que se esconde enquanto vê como matam os nossos irmãos, nas palavras de Juan Guaidó. A ONG Observatório Venezuelano de Conflito Social registrou duas mortes em protestos no país, nos últimos 2 dias, além de dezenas de feridos.

 

A organização contabiliza 51 mortos em manifestações desde o início do ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique