Embaixada da Venezuela no DF vive clima tenso entre apoiadores de Guaidó e Maduro

02:25 Internacional, Notícias 13/11/2019 - 15h25 Brasília Embed

Maíra Heinen

Um grupo de cerca de 20 pessoas ligadas ao presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, entrou na Embaixada da Venezuela no Brasil por volta de 4h30 dessa quarta-feira (13). A situação na entrada da embaixada é de ânimos exaltados de apoiadores de Maduro e de Juan Guaidó.

 

O ministro conselheiro da embaixada, nomeado por Guaidó, Tomás Silva, disse que os funcionários reconheceram o presidente autoproclamado e fizeram a entrega da residência e do escritório da Embaixada da Venezuela no Brasil. Disse, ainda, que estão contentes e que a dignidade está com eles.

 

Já o deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, acompanha a situação dentro da embaixada e afirma que houve agressão a funcionários e familiares que moram no local.

 

Alberto Palombo, que seria uma das lideranças do grupo que ocupou a embaixada nesta manhã, disse ser voluntário e que atua para ajudar os refugiados venezuelanos. Segundo ele, o grupo chegou na madrugada a pedido do ministro conselheiro Tomás Silva.

 

Em comunicado, a embaixadora nomeada por Juan Guaidó para o Brasil, María Teresa Belandria Expósito, afirma que comunicou o fato ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil e convidou os demais funcionários da embaixada a reconhecer a autoridade de Guaidó. Maria Tereza ainda pede que todos os empregados dos sete consulados venezuelanos no país também reconheçam Guaidó como presidente.

 

Já o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou que o presidente, Jair Bolsonaro, jamais tomou conhecimento e, muito menos, incentivou a invasão da Embaixada da Venezuela por partidários do Sr. Juan Guaidó.

 

De acordo com o comunicado, as forças de segurança, da União e do Distrito Federal, estão tomando providências para que a situação se resolva pacificamente e retorne à normalidade.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique