Brasil e EUA firmam acordo em segurança nuclear

Fórum Internacional

Publicado em 03/02/2020 - 19:00 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Brasil e os Estados Unidos assinaram nesta segunda-feira (03), um memorando de entendimento para avançar conjuntamente na área de segurança nuclear.

 

O documento foi firmado na presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e o secretário de Energia dos Estados Unidos, Dan Brouillette, durante as atividades do fórum de Energia Brasil Estados Unidos, no Rio de Janeiro. 

 

Durante o evento, a Eletronuclear e a empresa americana Westinghouse também acordaram uma colaboração que vai permitir que a Usina Nuclear Angra 1 tenha sua vida útil ampliada de 40 para 60 anos. De acordo com o ministro, o diálogo também se estendeu para o setor de Petróleo e gás.

 

E de acordo com o secretário americano, as conversas devem avançar rumo ao aperfeiçoamento dos marcos regulatórios do setor.

 


O ministro de Energia do Brasil destacou que o fórum cumpre uma missão dada pelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump e estabelece um plano de trabalho entre os dois países no setor.

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo