Grupo de Lima divulga declaração sobre a Venezuela

Venezuela

Publicado em 02/03/2020 - 13:50 Por Apresentação de América Melo - Brasília

Os governos de Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela, membros do Grupo de Lima, condenaram os atos de violência cometidos por grupos paramilitares do governo de Nicolás Maduro contra o autoproclamado presidente da Venezuela Juan Guaidó e a cidadãos que acompanhavam a cobertura, pela imprensa, de atos na cidade de Barquisimeto, estado de Lara.


Essa nova agressão deixou mais de uma dúzia de feridos, inclusive um menor de idade, que foi baleado.


Para os países que integram o Grupo de Lima, a ocorrência de atos de violência como esse se converteu em padrão sistemático de violação de direitos humanos pelo regime de Maduro.


Por isso, os países reiteraram que a situação é intolerável para a região, contraria os valores democráticos e não contribui para a solução da grave crise pela qual está a Venezuela está passando.


O Grupo de Lima reafirmou que o mecanismo para resolver a crise do país é uma eleição presidencial livre e justa.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo