Começou nesta segunda a Semana Nacional de Conciliação

01:16 Justiça, Notícias 04/11/2019 - 12h48 Brasília Embed

Beatriz Albuquerque

Você tem algum processo na Justiça e quer agilizar a resolução dele por meio de conciliação? Então, a hora é agora.

 

O Conselho Nacional de Justiça, CNJ, começou nesta segunda-feira (4), a Semana Nacional de Conciliação que vai até o dia 8 de novembro. A ação acontece desde 2006, em todo país, e envolve os tribunais de justiça, tribunais do trabalho e tribunais federais.

 

Funciona assim: os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana de Conciliação deve procurar o tribunal em que o caso tramita.

 

Existe também uma outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores.

 

Em 2018, a Semana Nacional de Conciliação teve a participação de 55 tribunais, quase 3 milhões pessoas atendidas, em cerca de 604 mil audiências.

 

É importante lembrar que o serviço está disponível durante todo o ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique