Índio Guajajara é encontrado morto nesta sexta, no Maranhão

02:01 Justiça, Notícias 13/12/2019 - 19h36 Brasília Embed

Renata Martins

Indío é encontrado morto nesta sexta-feira (13), no Maranhão. É o quarto assassinato de indígena da etnia Guajajara no estado, em pouco mais de um mês.

 

Dorivan Soares Guajajara morava na Terra Indígena Arariboia, no município de Bom Jesus das Selvas. Conhecido como "Cabeludo", o corpo dele foi encontrado juntamente com o de um homem não indígena chamado Roberto do Nascimento Silva, o "Crioulo".

 

Os corpos foram encontrados, na Vila Industrial, do município de Amarante do Maranhão, a cerca de 700 quilômetros da capital São Luís.

 

A Secretaria de Segurança Pública maranhense deslocou uma equipe da cidade de Imperatriz até o local do crime para fazer os primeiros levantamentos investigativos.

 

Em nota, a Funai lamentou a morte do indígena e disse que acompanha o caso.

 

Segundo a Funai, a Polícia Civil do Estado descartou que a morte tenha motivações de crime de ódio, disputa por madeira ou por terras.

 

A morte de Dorivan Guajajara é a quarta em pouco mais de um mês.

 

Na segunda-feira (9), dois caciques  da Terra Indígena Cana Brava Guajajara foram mortos a tiros às margens da BR-226, no município de Jenipapo das Vieiras.

 

Após as mortes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública para o estado.

 

No dia 1º de novembro, Paulo Paulino Guajajara foi assassinado, também na Terra Indígena Arariboia. O indígena fazia parte do grupo denominado Guardiões da Floresta. Nenhuma das mortes foi esclarecida.

 

De acordo com levantamento sobre conflitos no campo, da Comissão Pastoral da Terra, pelo menos oito lideranças indígenas foram assassinadas este ano no Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique