Turma do STJ concede habeas corpus a ex-governador Pezão

Justiça

Publicado em 10/12/2019 - 20:59 Por Fabiana Sampaio - Brasília

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu Habeas Corpus para substituir por medidas cautelares a prisão preventiva do ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, que deverá usar tornozeleira eletrônica.

 

Os ministros entenderam que não estão mais presentes as condicionantes para a manutenção da prisão preventiva.

 

O ex-governador foi preso em novembro do ano passado, quando estava em pleno exercício do mandato. Alvo da Operação Boca de Lobo, desdobramento da Operação Lava Jato no Rio, Pezão é acusado de fazer parte do esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral, de quem foi vice por oito anos.

 

Segundo o Ministério Público Federal, Pezão recebeu teria recebido mais de R$ 39 milhões em propina, entre 2007 e 2015. 

 

Além do monitoramento eletrônico, a decisão do STJ proíbe que o ex-governador se ausente do estado sem autorização judicial, ocupe cargos ou funções públicas e mantenha contato com os outros réus.

 

Pezão também deve comunicar imediatamente ao juiz sobre qualquer operação bancária superior a R$ 10 mil e permanecer em casa das 20h às 6h.

 

Ele está preso na Unidade Prisional da Polícia Militar do Estado, em Niterói, na região metropolitana do Rio. O advogado Fábio Mirza, que representa Pezão, comemorou o habeas corpus concedido a seu cliente.

 

Segundo Mirza, a decisão foi correta e deve ser cumprida. Ainda de acordo com o advogado, o ex-governador não deve deixar a unidade prisional da Polícia Militar, nesta terça-feira, uma vez que ainda é necessário notificar as autoridades responsáveis por cumprir a determinação do tribunal.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo