MPF quer suspensa aproximação com povo indígena isolado Yanomami, em Roraima

01:20 Justiça, Notícias 13/03/2020 - 15h27 Brasília Embed

Dayana Vítor

As ações de aproximação da comunidade isolada Moxihatëtëa, no interior da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, previstas para abril, podem não acontecer.

 

Isso porque o Ministério Público Federal expediu recomendação para suspensão imediata do plano de aproximação desse povo.

 

Segundo o órgão, o objetivo é garantir a segurança e o direito dos povos indígenas em isolamento voluntário de viver livremente e de acordo com suas culturas.



O Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e o Conselho Distrital de Saúde Indígena que estavam preparando as ações de contato com os índios têm prazo de cinco dias para se manifestarem com informações descrevendo as medidas a serem adotadas.



O Ministério Público Federal recomendou que as ações junto à comunidade Yanomami isolada somente poderão ocorrer em caso de necessidade extrema e risco real aos povos, com justificativa científica e legal. Ainda que qualquer procedimento seja detalhado, com nomes de agentes públicos envolvidos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique