Dez praias nordestinas têm manchas de óleo sendo removidas; 100 locais foram limpos

02:09 Meio Ambiente, Notícias 28/10/2019 - 11h24 Renata Martins Embed

Renata Martins

O grupo que monitora a chegada do petróleo cru ao litoral nordestino informou que não foram encontrados indícios de novas manchas de óleo se aproximando da costa brasileira.

 

Dez praias ainda apresentam manchas maiores que estão sendo removidas: três em Alagoas, três na Bahia, duas em Pernambuco – uma delas em Porto de Galinhas -, uma em Sergipe e outra no Rio Grande do Norte. As ações de limpeza continuam nesses estados.

 

Maranhão, Ceará e Piauí tem situação estável, mas continuam sendo monitorados.

 

As informações foram divulgadas, por meio de nota, no fim da tarde desse domingo (27), pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento, formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Ibama.

 

139 apresentam vestígios do petróleo inferior a 10%. 100 praias foram limpas e não apresentaram novos resíduos.

 

Desde o fim de agosto, quando as primeiras manchas de petróleo começaram a aparecer no litoral nordestino, 249 locais foram afetados, em 92 municípios e mais de mil toneladas de resíduos oleosos foram retirados das praias.

 

Por meio do disque 185 é possível informar as autoridades sobre o aparecimento de novas manchas.

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco - a UFPE - realizaram a coleta de amostras de água do mar, afetado pelo óleo no estado. O material passará por análises químicas e foi enviado ao Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos do Departamento de Oceanografia da UFPE.

 

Os pesquisadores vão observar se há presença de compostos do petróleo na água do mar. O prazo para a divulgação dos resultados será de duas semanas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique