Vigilância será reforçada em Abrolhos após relato de pescadores sobre óleo no mar

02:47 Meio Ambiente, Notícias 30/10/2019 - 09h17 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Pescadores que navegam perto da reserva ambiental de Abrolhos, na Bahia, relataram ter encontrado poluição por petróleo no mar.

 

Em nota, a Marinha informou que o grupo de avaliação e acompanhamento não localizou indícios de óleo na região.

 

O grupo é formado pela Marinha, Agência Nacional do Petróleo e Ibama.

 

Mesmo assim, o coordenador de Operações Navais da Marinha, almirante Leonardo Puntel, anunciou que, a partir desta quarta-feira (30), vai reforçar a vigilância próximo ao santuário natural.

 

De acordo com o Ibama, pelo menos 81 animais atingidos pelo óleo morreram.

 

O almirante Puntel também comentou sobre a investigação que tenta encontrar o responsável pelo derramamento de óleo. De acordo com ele, tudo indica que só existe um responsável.

 

Nessa segunda-feira, os esforços se concentraram em oito praias de cinco estados, onde as manchas de óleo reapareceram. No Rio Grande do Norte, as praias Via Costeira e Búzios; em Pernambuco, praias da Conceição e Itapuama; em Alagoas, Japaratinga e Piaçabuçu; em Sergipe, praia de Abaís; e, na Bahia, Morro de São Paulo e Moreré.

 

O Ministério da Defesa fez, nessa terça-feira (229), um balanço da atuação que começou no dia 2 de setembro, para combater o derramamento de óleo que atinge o litoral nordestino desde agosto.

 

O ministro Fernando Azevedo e Silva disse que as autoridades estão atentas à possível chegada da mancha de poluição ao litoral do sudeste.

 

Se você notar manchas de petróleo no mar, ligue para a Marinha, no número 185.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique