Praia Limpa: operação retira 12 toneladas de lixo dos rios Araguaia e do Coco

01:24 Meio Ambiente, Notícias 18/10/2019 - 17h18 Brasília Embed

Daniel Costa, com supervisão de Ariane Póvoa

Cerca de 12 toneladas de lixo foram retiradas dos rios Araguaia e do Coco durante a Operação Praia Limpa, realizada no município tocantinense de Caseara.

 

O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, pelo Naturatins, Instituto Natureza do Tocantins.

 

A ação foi coordenada pelo Parque Estadual do Cantão, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Caseara e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental que atua no município.

 

A força-tarefa partiu do Porto da Balsa e seguiu para as praias da Ilha, da Lua e do Avião, ao longo do Rio Araguaia. Foram encontrados resíduos de plástico e vidro, latas de alumínio e outros materiais.

 

Segundo a direção do Parque Estadual do Cantão, grande parte do lixo é deixado nas praias por turistas e moradores locais.

 

Foram identificados 10 responsáveis por acampamentos abandonados em cinco praias fiscalizadas. Eles terão prazo de 15 dias para retirar toda a estrutura.

 

Uma parceria entre o Parque Estadual e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental vai cadastrar os responsáveis pelos acampamentos para ajudar evitar que a situação se repita no próximo ano.

 

A ideia é que isso facilite a identificação pessoas que possam produzir lixo, já que os acampamentos serão mapeados, a partir de coordenadas geográficas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique