Secretaria de Meio Ambiente do Pará suspende licença de mineradora que atua no garimpo Palito

01:05 Meio Ambiente, Notícias 13/10/2019 - 14h46 Brasília Embed

Daniel Costa*

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará suspendeu a licença da empresa Serabi Mineração, para exploração de ouro no garimpo Palito, no município de Itaituba, sudoeste paraense.

 

A decisão foi tomada após análise de relatório técnico emitido por uma empresa de consultoria independente, contratada pela mineradora, após solicitação da Semas em maio deste ano.

 

A Serabi Mineração não teria realizado obras de reforço em duas bacias destinadas ao empilhamento de rejeitos de mineração, conforme havia sido indicado no relatório da consultoria especializada.

 

Com a suspensão, a mineradora não pode mais atuar no garimpo Palito, explorado pela empresa desde 2003.

 

De acordo com a Semas, as bacias em questão não apresentam risco de rompimento, mas a licença de operação vai continuar suspensa até que se iniciem as obras de reforço no local.

 

A reportagem tentou entrar em contato com a empresa Serabi Mineração, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

 

 

* Estagiário com supervisão de Ariane Póvoa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique