Turistas com viagem programada para o Nordeste se preocupam com a contaminação de praias

02:44 Meio Ambiente, Notícias 13/10/2019 - 11h24 Brasília Embed

Fabiana Pelles

A servidora pública Aline Luiz Carvalho vai viajar de férias com o marido para o nordeste.

 

Mesmo com as notícias das manchas de óleo na região, Aline decidiu manter os planos do passeio, marcado para este domingo.

 

E a ideia é essa mesmo. De acordo com a Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav), o turismo na região não sofreu quedas.

 

Isso porque as praias mais frequentadas não foram atingidas pela substância.

 

A expectativa da presidente da Abav nacional, Magda Assar, é que as autoridades resolvam o problema o quanto antes.

 

Para os turistas que pensam em viajar para região, a presidente tem uma sugestão.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as primeiras manchas de óleo foram identificadas no fim de agosto, no litoral da Paraíba. O instituto já contabilizou 151 regiões afetadas, em nove estados brasileiros.

 

Em nota, o Instituto informou que continua a realizar o estudo do impacto ambiental na região e que será definido o prazo de ação para a limpeza das praias.

 

A investigação da origem do produto é conduzida pela Marinha que, junto com a Polícia Federal, notificou 30 navios tanques de 10 diferentes bandeiras a prestarem esclarecimentos.

 

Em análise, a Petrobras concluiu que a sustância encontrada é petróleo cru, não produzido no país. A empresa está treinando moradores locais para ajudarem na limpeza das regiões afetadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique