Ao menos 1 tonelada de óleo com areia foi recolhida em praias do Piauí

02:04 Meio Ambiente, Notícias 18/11/2019 - 13h16 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Em quatro dias, foi recolhida cerca de 1 tonelada de óleo misturado com areia das praias do Piauí. A Marinha informou que fez um sobrevoo na região, nesse domingo (17), e não observou mais manchas nas praias do estado que, desde quinta-feira (14), vem observando o reaparecimento do óleo. A Secretaria do Meio Ambiente do Piauí já interditou três praias por considerá-las impróprias para o banho.

 

No final de semana, as manchas chegaram até às ilhas e praias do Delta do Parnaíba, na divisa entre o Piauí e o Maranhão. Existe a preocupação das manchas atingirem o Rio Parnaíba, que serve para abastecer a população local, mas, por enquanto não foi registrada contaminação na água do rio.

 

Em nota, a Marinha informou que enviou ao Delta do Parnaíba o Navio Patrulha Guanabara, para auxiliar na busca e recolhimento das manchas de óleo.

 

Informou, ainda, que os estados do Ceará, Paraíba, Sergipe e Pernambuco estão com as praias limpas, mas há vestígios de óleo em 18 localidades dos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Espírito Santo.

 

Um desses locais é o município de Japaratinga, em Alagoas. Dono de um restaurante à beira-mar no local, Josivaldo Silva dos Santos diz que quase não se vê mais vestígios do material.

 

O comerciante destacou que, após uma queda no número de turistas, as pousadas voltaram a ficar lotadas neste feriado da Proclamação da República.

 

Desde o final de agosto, quando as manchas começaram a aparecer, já foram atingidas, pelo menos, 643 localidades de 116 municípios, segundo o levantamento do Ibama.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique