TO investe na observação de pássaros como atividade do ecoturismo; Jalapão será um dos destinos

02:12 Meio Ambiente, Notícias 09/11/2019 - 13h31 Brasília Embed

Bianca Paiva

Conhecida internacionalmente como birdwatching, a prática de observação de aves tem recebido incentivos do governo tocantinense. Trata-se de um segmento do ecoturismo que vem crescendo no país e no mundo. E no estado, rico em biodiversidade e em destinos turísticos, como o Jalapão, profissionais do setor estão cada vez mais interessados em oferecer essa modalidade aos turistas.

 

Atenta a isso, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), oferece cursos de capacitação de condutores de observação de aves. É o que explica a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.

 

Durante o curso de observação de aves, os profissionais aprendem, de forma teórica e prática, técnicas de identificação das espécies de aves, as características desses animais, entre outras informações que serão repassadas aos turistas. O guia Eberson Martins já passou pela capacitação e destaca a importância dessa atividade para o turismo no Tocantins.

 

O último curso foi realizado no fim de semana no município de Mateiros, principal cidade-base para quem visita o Jalapão, e foi direcionado apenas para guias turísticos. Uma nova turma será aberta em 2020.

 

Uma outra capacitação, que está prevista para ocorrer ainda este ano, é destinada para condutores da comunidade quilombola Numbuca. As inscrições para essa turma estão abertas até o dia 15 de novembro e podem ser feitas no site da Adetuc.

 

* Produção: Michelle Moreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique