Liberação de pesca no MT como o Dourado e Piraíba é fake news

02:50 Meio Ambiente, Notícias 20/01/2020 - 18h07 Brasília Embed

Kariane Costa

Continua proibida a pesca das espécies Dourado e Piraíba em Mato Grosso, durante todo o ano.

 

O alerta feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente visa informar os pescadores e turistas que estão recebendo falsas mensagens de que a pesca dessas espécies no estado estaria liberada.

 

A proibição da captura do Dourado e da Piraíba em Mato Grosso está prevista em lei estadual e segue durante todo o ano, mesmo após o período de defeso, que termina em 31 de janeiro no estado.

 

A secretária executiva do Conselho Estadual de Pesca, Gabriela Priante, explica que o defeso vale para outras espécies de peixes.

 

Um projeto de lei para rever a proibição da pesca do dourado e da piraíba está em debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A proposta tem o intuito de estabelecer regras para a exploração sustentável da pesca no estado, com objetivo de recuperar o estoque pesqueiro e fomentar a pesca esportiva.

 

Gabriela Priante afirma que o conselho defende que a lei que determina a proibição de pesca tenha embasamento científico, para não atrapalhar a cadeia alimentar dos peixes. Ela também explica que na visão do conselho qualquer tipo de proibição deveria ser prevista em resoluções e não em leis.

 

Durante o período defeso é permitida apenas a pesca de subsistência que é aquela praticada por populações ribeirinhas, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente recebe denúncia de pesca predatória e outros crimes ambientais pela Ouvidoria, nas unidades regionais, ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique