Retirada das 3,4 mil toneladas de óleo do Stellar Banner começa na próxima terça (10)

01:36 Meio Ambiente, Notícias 08/03/2020 - 15h29 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

Começa nesta terça-feira (10) a operação de retirada das cerca de 3,4 mil toneladas de óleo armazenadas no tanque do navio MV Stellar Banner, que está encalhado no canal da Baia de São Marcos no Maranhão. A previsão é do gabinete de crise criado pela Marinha, para discutir as medidas para evitar um desastre ambiental.

 

Esse óleo seria usado para abastecer a embarcação durante a viagem que faria do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, até a China. Á bordo estão também 275 mil toneladas de minério de ferro pertencentes à mineradora Vale.

 

Segundo informações desse gabinete de crise, o monitoramento na área prossegue. Amostras da água do mar e dos tanques do navio foram coletadas para análise. É que na última sexta-feira, uma mancha de óleo chegou a ser avistada no local, mas no sábado, essa mancha não foi mais detectada. Ainda no sábado, um dos tripulantes da equipe de resgate foi resgatado. Ele foi levado ao hospital e está em estado estável.

 

A operação de monitoramento e retirada do óleo do navio conta com mais de 250 militares da Marinha, além de um navio hidroceanográfico, um avião e sete embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão. Também estão no local seis rebocadores, um drone, um helicóptero e mais três embarcações de suporte.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique