Máscaras devem ser descartadas de forma correta para evitar contaminação de garis e catadores

Para evitar contaminação

Publicado em 29/04/2020 - 16:54 Por Deogracia Pinto - Brasília

Há pouco mais de dois meses, antes da chegada do coronavírus ao país, a falta de um planejamento adequado para o descarte de vidros, objetos e copos quebrados e pontiagudos já era uma grande preocupação para a dona de casa. Há exemplos de garis, que, enquanto trabalhavam, sofreram lesões e até contaminações. É o que lembra Agnaldo Santos, morador da Cidade Ocidental, que trabalha como gari no Distrito Federal.

 

Agora, com a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir desta quinta-feira (30) para a proteção contra a Covid-19, Agnaldo está pensando em deixar o emprego por medo de se contaminar na hora de recolher o lixo.

 

A Jornalista Karina Baracho obedece a recomendação do governo da Bahia desde dia o último dia 23, quando foi implementada. Ela usa a máscara reutilizável, de tecido, e explica como é feita a esterilização e o descarte para evitar contaminação.

 

A engenheira ambiental e coordenadora de Mobilização do SLU - Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Luana Sena, conta que, desde o dia 20 de março, foi adotado um protocolo de segurança. Os garis receberam equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras. Luana Sena pede que a população ajude os trabalhadores da limpeza no recolhimento seguro do lixo.

 

A proposta da lei 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos era acabar com os lixões até 2014, substituindo por aterros sanitários. Porém nem todos os municípios conseguiram atender a política. Hoje existem três mil lixões no país.

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo