Réveillon injetou quase R$ 2 bi na economia carioca, diz ministro da Cultura

01:49 Economia, Notícias 03/01/2018 - 15h58 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O Réveillon no Rio de Janeiro movimentou quase 2 bilhões de reais na economia carioca. O valor é 19,2 por cento maior que o ano anterior, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, divulgada nesta quarta-feira no Museu do Amanhã, na zona portuária da capital fluminense.

 

De acordo com o estudo inédito, feito a pedido do Ministério da Cultura, o Ano Novo em Copacabana atraiu 707 mil turistas, um incremento de 11,4 por cento em relação a festa de 2016. Foram 614 mil turistas brasileiros e 93 mil estrangeiros. Cada turista estrangeiro ficou, em média, seis dias na cidade, com um gasto diário de 329 reais. Já o brasileiro permaneceu por cinco dias, desembolsando diariamente cerca de 287 reais.

 

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, comemorou o sucesso do evento e afirmou que os resultados são expressivos e confirmam a vocação do Rio para a economia criativa, cultura e turismo.

 

A festa em Copacabana inaugurou o calendário de eventos do Programa Rio de Janeiro a Janeiro, que tem o objetivo de alavancar o turismo e acelerar a recuperação econômica do estado. O programa já tem 93 eventos previstos e recebeu a inscrição de mais de 600 projetos.