Entrevista: Saiba como funcionam os óculos que simulam efeitos de álcool e outras drogas

07:02 Pesquisa e Inovação, Entrevistas 06/09/2016 - 18h30 Brasília Embed

Apresentação Miguelzinho Martins

No Distrito Federal, o Departamento de Trânsito (Detran) começou a adquirir óculos que simulam efeitos de álcool e outras drogas.

 

Nesta entrevista ao programa Revista Brasília, da Rádio Nacional AM, o Diretor Geral do Detran-DF, Jaime Amorim, explica que  as campanhas educativas visam orientar e alertar o usuário quanto aos perigos diversos na via pública, e assim ajudar a reduzir os riscos de acidentes de trânsito.

 

Segundo ele, os equipamentos serão usados em campanhas, palestras e cursos, onde o condutor vai perceber a sensação do motorista sob o efeito do álcool e outras drogas que os óculos simulam.

 

Jaime Amorim disse também que os óculos “São fixados no rosto do usuário e simulam uma situação hipotética do álcool, como se a pessoa tivesse ingerido substância alcoólica, em quantidade superior a 0,38 mg de ar expelido pelos pulmões. E os outros dois óculos simulam o efeito da maconha e o outro de outras drogas", e "Quando você utiliza os óculos, você então percebe a dificuldade de andar em linha reta, você percebe a dificuldade de tocar a ponta do dedo em um lápis, por exemplo, que é o teste que estamos realizando", explica.

 

Os equipamentos serão amplamente divulgados e usados de 18 a 25 de setembro, na Semana Nacional de Trânsito, nos stands do Detran-DF em várias partes da cidade.

 

Com informações das Rádios EBC

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique