Entrevista: Conheça o aparelho que mede agrotóxicos em frutos e hortaliças

14:54 Pesquisa e Inovação, Entrevistas 12/10/2016 - 18h30 Brasília Embed

Apresentação Marcelo Ferreira

Em convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater- Brazlândia), a Universidade de Brasília (UnB) instalou no campus da Ceilândia um equipamento para detectar agrotóxicos em frutos e hortaliças.

 

Nesta entrevista ao programa Brasil Rural, das Rádios Nacional AM, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões,  a professora de Química da UnB, Maria Hozana Conceição, explica: “Esse cromatógrafo H pode fazer uma avaliação do que estamos comendo. Então podemos ter mais cuidado com os agricultores, levar esses dados analíticos, conversar com a Emater e prevenir futuras exposições"

 

Segundo ela, o nível diário ao qual a população está exposta aos resíduos químicos  é alto: "A exposição aguda é uma outra linha de trabalho que podemos investigar. A intenção agora é confirmar em que nível está o problema para que o agricultor possa se adaptar e para que campanhas de conscientização possam ser desenvolvidas. Inseticidas, nicotina e substâncias derivadas do petróleo já podem ser rapidamente identificadas em alguns alimentos".

 

Com informações das Rádios EBC

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique