Chuva pode atrapalhar visão da superlua nesta segunda no Rio de Janeiro

01:23 Pesquisa e Inovação, Notícias 14/11/2016 - 09h32 Rio de Janeiro Embed

Joana Moscatelli

O tempo chuvoso no Rio de Janeiro pode atrapalhar a visão da maior superlua em 30 anos. Esse é o momento que a lua cheia está mais próxima da Terra e fica maior e mais brilhante do que o normal.

 

Segundo a pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento, o fenômeno pode ser observado onde o céu estiver limpo na noite de segunda-feira (14).

 

Sonora: “O que faz a superlua é quando esse perigeu, esse momento mais próximo, coincide com uma lua cheia e realmente a gente vê, quando é uma diferença grande dessa distância, a gente percebe que a lua fica mais brilhante. Então, o diâmetro aparente é maior. É o tamanho que a gente vê a lua no céu. Porque o brilho dos planetas tem a ver com a área. O diâmetro vai estar maior, a área vai ser maior e, então, vai brilhar mesmo. A previsão é de chuva, e esse efeito da lua a gente só vería mesmo se tivesse tempo bom.”

 

Nesta segunda (14), será registrada a maior aproximação da lua com a Terra desde o ano de 2000. Ainda de acordo com a pesquisadora Josina Nascimento, a superlua não tem impacto científico, mas é uma oportunidade para as pessoas se aproximarem do conhecimento astrônomico.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique